Consulta de Neuropsicologia
A Neuropsicologia dedica-se à identificação e reabilitação de alterações cognitivas, como as da memória ou atenção, que possam decorrer após lesão cerebral ou de tipo degenerativo (como as demências e doenças neurodegenerativas).








A Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia que faz a ponte com a Neurologia. É uma área focada nas relações da estrutura e funcionamento cerebrais com o comportamento humano. Na neurociência cognitiva, a neuropsicologia frequentemente atua no estudo de funções executivas superiores, tais como:
- Atenção,
- Perceção,
- Memória,
- Linguagem,
- Funções executivas,
- Raciocínio,
- Abstração,
- Aprendizagem,
- Processamento da informação,
- Visuoconstrução,
- Emoções e
- Funções motoras.
A Neuropsicologia dedica-se a aprofundar o conhecimento sobre as relações múltiplas entre o funcionamento cognitivo e outros fenómenos da vida mental, os seus correlatos neurobiológicos normais ou anormais, e o comportamento do indivíduo isolado ou em interação, em diferentes contextos e fases do ciclo de vida, recorrendo para isso a uma variedade de métodos e técnicas, quer da Psicologia em geral, quer especificamente da Neuropsicologia e de outras neurociências.
No atendimento a adultos, a neuropsicologia pode ser útil quando identifica alterações cognitivas e da consciência, advindas de lesões específicas no sistema nervoso central, sendo as suas implicações funcionais:
- Demências (Alzheimer, Parkinson)
- Doenças desmielinizantes e autoimunes (esclerose múltiplas e lúpus)
- Epilepsia
- Queixas de memória e linguagem
- Traumatismo crânio encefálico
- Acidente vascular cerebral
- Alterações do comportamento e/ou psiquiátricas
Suportando-se no conhecimento assim produzido, a atividade do especialista em
neuropsicologia decorre fundamentalmente de um trabalho de exploração clínica e avaliação
sistematizada com recurso a testes psicológicos e neuropsicológicos, a par de outras fontes
de informação, que permitem inferir alterações no funcionamento cognitivo e afetivo na sua
relação com o sistema nervoso em geral e o cérebro em particular, seja apenas para fins
diagnósticos e prognósticos, seja para dar lugar ao planeamento, implementação e avaliação
de programas de intervenção neuropsicológica.
Nas consultas de neuropsicologia serão realizadas provas de avaliação neuropsicológica e consequente programa de estimulação e/ou reabilitação neuropsicológica.
A Avaliação Neuropsicológica visa a caracterização das funções cognitivas e comportamentais, por recurso a um conjunto de testes e procedimentos estandardizados e empiricamente validados.
Os seus principais objetivos são:
- Apoiar o diagnóstico e/ou realização um diagnóstico diferencial, através da caracterização holística de diferentes funções cognitivas;
- Auxiliar a planificação da reabilitação e estimulação neurocognitiva;
- Monitorizar mudanças no funcionamento cognitivo ao longo do tempo.
A Reabilitação Neuropsicológica visa promover a reabilitação das capacidades afectadas por lesão cerebral adquirida, através da estimulação e da aprendizagem de estratégias compensadoras dos défices adquiridos ao nível cognitivo e funcional. Tem como objectivo apoiar a pessoa com lesão cerebral adquirida a adaptar-se a uma nova forma de funcionamento, procurando desenvolver até ao nível mais elevado possível a sua autonomia e funcionalidade.
Fonte: OPP