Consultas Online

A inovação tecnológica possibilita um acesso mais efetivo a serviços de saúde, incluindo de psicologia, sobretudo no caso de clientes que se encontrem limitados por questões de localização geográfica, condição física, restrições financeiras ou outras  barreiras. 

Os Psicólogas/os podem realizar a sua prática profissional, recorrendo maioritariamente a meios de comunicação à distância (por exemplo, videochamada, plataforma Zoom, etc...)

A intervenção psicológica à distância, sendo um acto psicológico, é realizada exclusivamente por Psicólogos, cuja prática profissional é regulada, em Portugal, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. 

Por intervenção psicológica à distância entende-se a prestação de serviços psicológicos utilizando tecnologias de informação e comunicação (TIC), o que inclui (não estando no entanto limitada a): Smartphone; Tablets; Computadores ou outras plataformas digitais; comunicações via videoconferência, email, chat, sites, blogs ou redes sociais. A informação transmitida pode ser escrita ou incluir imagens, sons ou outro tipo de dados. A comunicação pode ser síncrona, com várias pessoas envolvidas e comunicando em tempo real (por exemplo, videoconferência) ou assíncrona (por exemplo, troca de emails). Diferentes tecnologias podem ser usadas em várias combinações e com diversos objectivos.

Existem algumas vantagens na prática de consultas online: a acessibilidade (pessoas de regiões remotas, ou com dificuldades de mobilidade), a redução do tempo de espera para consulta, a agenda mais flexível e horário mais amplo, o envolvimento do público mais jovem e maior privacidade.

Fonte: OPP

© 2021 Andreia Polido de Almeida
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