Consultas Online
A inovação tecnológica possibilita um acesso mais efetivo a serviços de saúde,
incluindo de psicologia, sobretudo no caso de clientes que se encontrem limitados por
questões de localização geográfica, condição física, restrições financeiras ou outras barreiras.


Os Psicólogas/os podem realizar a sua
prática profissional, recorrendo maioritariamente a
meios de comunicação à distância (por exemplo,
videochamada, plataforma Zoom, etc...)
A intervenção psicológica à distância, sendo um acto
psicológico, é realizada exclusivamente por Psicólogos, cuja prática profissional é regulada, em
Portugal, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Por intervenção psicológica à distância entende-se a
prestação de serviços psicológicos utilizando tecnologias de informação e comunicação (TIC), o que inclui (não estando no entanto limitada a): Smartphone;
Tablets; Computadores ou outras plataformas digitais;
comunicações via videoconferência, email, chat, sites,
blogs ou redes sociais. A informação transmitida pode
ser escrita ou incluir imagens, sons ou outro tipo de dados. A comunicação pode ser síncrona, com várias pessoas envolvidas e comunicando em tempo real (por exemplo, videoconferência) ou assíncrona (por exemplo,
troca de emails). Diferentes tecnologias podem ser usadas em várias combinações e com diversos objectivos.
Existem algumas vantagens na prática de consultas online: a acessibilidade (pessoas de regiões remotas, ou com dificuldades de mobilidade), a redução do tempo de espera para consulta, a agenda mais flexível e horário mais amplo, o envolvimento do público mais jovem e maior privacidade.
Fonte: OPP