Supervisão Clínica
A prática profissional da Psicologia está em constante desenvolvimento e mudança exigindo, por isso, um investimento fundamental no desenvolvimento profissional contínuo e na formação e aprendizagem ao longo da vida. Neste âmbito, os processos de Supervisão têm uma importância crucial. A Supervisão é um mecanismo crítico na facilitação da formação e do desenvolvimento contínuo dos Psicólogos e Psicólogas, bem como do exercício profissional da Psicologia seguro e de qualidade.


A Supervisão é uma área especializada da atividade profissional dos/as Psicólogos/as, que tem como fundação os seus próprios conhecimentos e competências e que pode ser aprendida e melhorada através de formação adequada (APA, 2015). A prática da Supervisão ocorre nos mais diversos contextos de atuação dos/as Psicólogos/as, de forma individual ou em grupo, envolvendo dinâmicas de aprendizagem e exigindo garantias de segurança, eficácia e qualidade de desempenho (CPA, 2017).
A Supervisão é considerada uma competência-chave dos Psicólogos e contribui para:
• Garantir a qualidade do processo de desenvolvimento e melhoria contínua das competências pessoais e profissionais dos/as Psicólogos/as.
• Desenvolver a prática reflexiva, a consciência e a sensibilidade profissional, bem como a compreensão das questões e dilemas éticos da prática.
• Facilitar a construção e a consolidação, crítica e reflexiva, da identidade profissional.
• Manter padrões éticos e profissionais elevados de intervenção e prática psicológicas. • Garantir a qualidade da formação inicial dos/as Psicólogos/as e a segurança das actividades realizadas pelos/as Psicólogos/as Júnior durante o estágio profissional de acesso à profissão (Ano Profissional Júnior).
• Promover a qualidade e a segurança da prestação de cuidados psicológicos e,
dessa forma, a Saúde e o bem-estar dos cidadãos.
(Fonte: OPP)