Dia Internacional da Pessoa Idosa

De acordo com o Observatório da Natalidade e do Envelhecimento em Portugal, cerca de 46% da população ativa gostaria de trabalhar até as capacidades físicas o permitirem.
Uma comunidade saudável terá de envolver os cidadãos, de todas as idades, num trabalho significativo para o bem-comum, rentabilizando os talentos e capacidades de cada um para tornar a comunidade melhor para todos. Ter um trabalho, participar em atividades cívicas e de lazer, pode motivar os cidadãos sénior a permanecerem ativos e socialmente conectados.
Há, inclusivamente, investigadores que falam numa nova fase do desenvolvimento: a gerontolescência (situada entre os 50 e os 75 anos) - fase em que os adultos experimentam novas autodescobertas e processos de construção de identidade e autonomia, como uma espécie de segunda adolescência (OPP, 2019).
Os psicólogos, nas diversas áreas de atuação, poderão desempenhar um papel ativo e indispensável na criação de estratégias de prevenção e adaptação aos novos estilos de vida promotores da vida saudável.
Os desafios do processo de envelhecimento são à escala global e requerem seguramente reflexão, planeamento, inovação e reformas políticas e sociais impactantes e com substancial conteúdo no quotidiano da pessoa idosa e das comunidades em que se encontram (desejavelmente) inseridas.
A todos eles, pelo enorme contributo que têm dado à sua comunidade e ao mundo, o meu bem-haja, particularmente aos do concelho de Vila Nova de Foz Côa! Feliz Dia!