Dia Nacional do Psicólogo

DIA NACIONAL DO PSICÓLOGO
4 de Setembro
Hoje é naturalmente um dia de capital importância para todos os psicólogos, sendo extensível a todos os que têm a gratificação de usufruírem dos resultados positivos e sólidos da intervenção psicológica em Portugal.
São inúmeros os contextos em que a Ciência Psicológica tem vincado a sua pertinência na melhoria da vida individual e coletiva em todas as vertentes da experiência humana.
E cada vez mais a sociedade tem percebido o valor da Psicologia e que a mesma apenas pode ser exercida por psicólogos.
Faz pouco sentido pensarmos que "de cirurgiões todos temos um pouco", pois entendemos que não temos as habilitações e competências certas para o desempenho dessa função. Assim o é também com os psicólogos!
O dano psicológico é tão grave como um erro médico. Por isso, duvide sempre da competência de alguém de outra área profissional que não tenha a formação exigente e legalmente exigida para a prática da Psicologia e que lhe diga "também sou psicólogo!" (Pode sempre pesquisar pelo nome ou número de cédula profissional na página oficial da Ordem dos Psicólogos Portugueses).
O meu processo de tomada de decisão ao longo da minha vida tem-se pautado pela entrega aos outros, aplicando o conhecimento psicológico aos comportamentos coletivos, à saúde psicológica, à participação cívica, à implementação de políticas públicas, à qualidade de vida de diversas comunidades, aos processos de recuperação da doença, à gestão da dor, ao envelhecimento ativo, à transformação social e de empoderamento, à capitalização das competências de desenvolvimento pessoal, vocacional e profissional, à supervisão clínica e formativa, sempre numa lógica de humanização dos cuidados comunitários, sociais, clínicos e de saúde, para que cada pessoa que me procure possa alcançar o seu potencial máximo!
Feliz dia a todos os meus colegas psicólogos e aos utentes!
Tão importante como a saúde física, zele pela sua saúde psicológica!
#DiaNacionalDoPsicólogo
Por Andreia Polido de Almeida