Sobre o Cuidador Informal
No Dia do Cuidador Informal é fundamental reconhecer e valorizar a importância das pessoas que desempenham um papel essencial (e a maioria das vezes único!) no cuidado de familiares e/ou amigos.
Os cuidadores informais dedicam-se de forma altruísta e incansável, garantindo o bem-estar de pessoas com limitações físicas ou mentais, sem receber remuneração ou apoio formal.
Este dia serve não apenas para homenagear esses heróis do dia a dia, mas também para refletir sobre os desafios que enfrentam. A carga emocional e física que os cuidadores suportam é muito significativa e muitos deles sentem-se isolados, absolutamente sobrecarregados, com receios fundados de quem cuidará do seu familiar/amigo no futuro e com sentimentos de perda. É necessário promover iniciativas que ofereçam apoio psicológico, formação e recursos práticos, além de criar uma rede de suporte que valorize e reconheça o seu trabalho.
Em Portugal, embora haja avanços na sensibilização sobre a importância dos cuidadores informais, ainda é preciso continuar a fortalecer políticas que garantam direitos e benefícios aos cuidadores.
O reconhecimento do seu papel deve ser acompanhado de ações concretas que melhorem a sua qualidade de vida e promovam uma sociedade mais solidária e inclusiva. Neste dia, façamos um esforço coletivo para apoiar e valorizar aqueles que tanto dão de si pelos outros, cujas vidas são remetidas para 2° plano em prol do bem-estar de quem cuidam.
